Você sabe o que é IGP-M?

O Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) é o indicador de variação dos preços na economia brasileira. É utilizado para verificar as mudanças quanto ao valor da moeda e nas alterações dos preços.
Foi criado em 1940, e é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi elaborado pela necessidade de ter um meio confiável para acompanhar a evolução de valores na economia. Hoje, é o tipo mais conhecido ao falar da série IGP.
O IGP-M é calculado mensalmente, mas só é apresentado de forma consolidada, em relação aos últimos 12 meses. Todo o procedimento é feito pela FGV, que realiza a pesquisa de preços em vários pontos nacionais. São verificados valores médios de diversos setores, como:
- Alimentação;
- Artigos de casa;
- Construção civil e
- Comércio.
O valor do IGP-M é dado por uma média ponderada de outros índices, são eles:
- Índice de Preços por Atacado (IPA-M);
- Índice de Preços por Consumidor (IPC-M);
- Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M).
Envolve uma série de fatores para ser calculado. Sendo assim, ajuda a perceber que é muito relevante, pois funciona como um indicador macroeconômico. É possível ter uma noção do estado atual da economia brasileira e da inflação por meio dele.
Outra função do IGP-M, é ser um indexador de contratos (aluguel, tarifas públicas, seguros, etc.) – influencia diretamente as finanças, pois está relacionado a gastos do dia a dia, como:
- Educação;
- Imóveis;
- Energia;
- Seguros;
- Saúde.
É importante, pois é usado como parâmetro na hora de alterar o valor mensal que você paga ao proprietário do imóvel.